
20 nov O Sarampo é uma doença infecciosa grave. Saiba mais como se prevenir.
O Sarampo é uma doença infecciosa grave, causada pelo vírus Measles morbillivirus, podendo ser transmitida pelo ar, através da tosse, fala, espirro ou respiração próxima de outras pessoas.
Sintomas
- Febre acompanhada de tosse;
- Irritação nos olhos;
- Nariz escorrendo ou entupido;
- Mal-estar intenso;
Entre 3 a 5 dias, podem aparecer outros sinais e sintomas. Como manchas vermelhas no rosto e atrás das orelhas que, em seguida, se espalham pelo corpo.
Após o aparecimento das manchas, a febre persistente é um sinal de alerta e pode indicar um certo grau de gravidade, principalmente em crianças menores de 5 anos de idade.
Como prevenir?
O sarampo é uma doença que pode ser prevenida apenas por vacinação. Os critérios de indicação da vacina, são revisados periodicamente pelo Ministério da Saúde e levam em conta: características clínicas da doença, idade do paciente, ter contraído sarampo durante a vida, ocorrência de surtos, entre outros aspectos epidemiológicos.
- Dose zero: Devido ao aumento de casos de sarampo em alguns estados, todas as crianças de 6 meses a menores de 1 ano devem ser vacinadas (dose extra).
- Primeira dose: Crianças que completarem 12 meses (1 ano).
- Segunda dose: Aos 15 meses de idade, última dose por toda a vida.
Adultos devem se vacinar contra o sarampo?
- Se você tem entre 1 e 29 anos e recebeu apenas uma dose, recomenda-se completar o esquema vacinal com a segunda dose da vacina;
- Quem comprova as duas doses da vacina do sarampo, não precisa se vacinar novamente.
Não tomou nenhuma dose, perdeu o cartão ou não se lembra?
- De 1 a 29 anos – São necessárias duas doses;
- De 30 a 49 anos – Apenas uma dose.
Grávidas podem tomar a vacina contra o sarampo?
A vacina é contraindicada durante a gestação, pois, nesse período, a imunidade da mulher tende a diminuir. E como, apesar de amenizado, a vacina seja aplicada com o vírus do sarampo vivo, a dose pode acabar trazendo complicações ou desenvolvendo o próprio vírus na paciente gestante.
É recomendado pelo Ministério da Saúde que a paciente que tenha planos de engravidar, tome todas as doses da vacina antes da gestação e mantenha toda a rotina prevista no Calendário Nacional de Vacinação atualizada, para proteger a si e o bebê.
Quais os tipos de vacina contra o Sarampo?
• Dupla viral – Protege do vírus do sarampo e da rubéola. Podendo ser utilizada para o bloqueio vacinal em situação de surto;
- Tríplice viral – Protege do vírus do sarampo, caxumba e rubéola;
- Tetra viral – Protege do vírus do sarampo, caxumba, rubéola e varicela (catapora).
Onde devo tomar a vacina?
As doses das vacinas são ofertadas em unidades públicas e privadas de vacinação.
No SUS, as vacinas são gratuitas, seguras e estão disponíveis em mais de 36 mil salas de vacinação nos postos de saúde de todo o Brasil.
Caso esse post tenha sido útil para sanar suas dúvidas sobre o tema, compartilhe-o com seus amigos e parentes! E ajude a prevenir o sarampo em sua região.
Sem Comentários