Confira a Lista e prevenção das 05 Doenças mais Comuns no Verão - Clínica Médica Popular Dr. Vale - Taubaté/SP
514
post-template-default,single,single-post,postid-514,single-format-standard,bridge-core-1.0.4,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_grid_1300,qode-theme-ver-18.0.8,qode-theme-bridge,qode_header_in_grid,wpb-js-composer js-comp-ver-5.7,vc_responsive

Confira a Lista e prevenção das 05 Doenças mais Comuns no Verão

Confira a Lista e prevenção das 05 Doenças mais Comuns no Verão

1. Intoxicação alimentar

A maneira inadequada de conservar e sanear alimentos é uma das principais causas da intoxicação alimentar. Principalmente durante o verão, pois o calor em adição à umidade promovem a proliferação de fungos, bactérias e vírus.
A intoxicação alimentar é uma reação natural do organismo após ingerir alimentos contaminados com essas bactérias, fungos e vírus.
Os sintomas são: Náuseas, vômitos, diarreia, febre e podem evoluir para desidratação e um mal-estar generalizado.

Por isso, antes de consumir qualquer alimento, atente-se às condições de higiene do mesmo, bem como a data de validade e o local onde está sendo mantido.

2. Micoses de pele

As micoses são infecções causadas pela proliferação de fungos em determinada parte do corpo.
No verão, as Micoses tendem a ser mais comuns, pois a umidade unida ao calor são fatores determinantes para o desenvolvimento de fungos.
Os sintomas são: Coceira, vermelhidão e ressecamento da pele.

Para evitar a micose, é preciso manter o corpo bem seco, especialmente as regiões de dobras, como virilha, espaço entre os dedos e axilas, usar roupas leves e não compartilhar toalhas e outros objetos pessoais. Deve-se evitar, também, o uso de roupas e calçados apertados.
Ademais, é preciso ficar atento ao entrar em contato com ambientes comunitários, como piscinas, banheiros e vestiários. Onde a proliferação de fungos é facilitada.

3. Conjuntivite

conjuntivite é uma doença que se caracteriza pela inflamação da conjuntiva, causada por agentes tóxicos, alergias, bactérias ou vírus. A conjuntiva é a membrana transparente que recobre o globo ocular e a parte interna da pálpebra. Olhos vermelhos, muito inchados, com ardência e secreção, são sinais clássicos de Conjuntivite. A qual é mais comum durante o Verão, pois é transmitida facilmente por meio da água do mar ou da piscina de uma pessoa para outra.

Para prevenir a contaminação, evite compartilhar toalhas, coçar os olhos e, também, o contato direto com pessoas que já estão com essa doença. Fora isso, evite, também, mergulhar e abrir os olhos em baixo d’água.

A consulta com um médico Oftalmologista é fundamental para obter a cura dessa patologia.

4. Dengue

Transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti, a dengue é uma doença que traz dores, manchas pelo corpo e febre alta, como principais sintomas. Podendo evoluir para um quadro mais grave, conhecido como Dengue Hemorrágica.
O verão é uma estação muito propícia para a reprodução e desenvolvimento desse mosquito, pois traz uma clima mais quente e a incidência de chuvas. Facilitando assim a proliferação do mosquito, que costuma depositar seus ovos em águas limpas e paradas. Por esse motivo, é preciso investir ainda mais pesado em medidas de prevenção nesse período.

Cuide de vasos de plantas, garrafas PET, pneus, calhas e qualquer outro tipo de recipiente que possa acumular água da chuva. Além disso, o uso de repelentes e telas em portas e janelas também são medidas muito importantes para evitar uma picada. Dessa forma, você vai prevenir a dengue, bem como outras doenças transmitidas por esse mesmo mosquito — a Zika e a Chikungunya.

5. Otite

A Otite, nada mais é do que uma inflamação ou infecção nos ouvidos. Ela também faz parte das doenças mais comuns no verão, devido a possibilidade de acúmulo de água do mar ou da piscina no canal auditivo.
Os sintomas são: Dores e desconforto no ouvido, podendo também haver febre.
Medidas simples para se evitar a Otite incluem: Não ficar muito tempo submerso e não mergulhar caso já tenha percebido algum desconforto nos ouvidos.

Sem Comentários

Deixe seu comentário