A importância da Alimentação para quem Sofre de Dores Crônicas - Clínica Médica Popular Dr. Vale - Taubaté/SP
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A importância da Alimentação para quem Sofre de Dores Crônicas

A importância da Alimentação para quem Sofre de Dores Crônicas

Manter uma boa Alimentação é uma conduta que só nos traz benefícios, não é mesmo?

Mas você sabia que o Consumo de Alimentos Saudáveis em uma dieta balanceada, pode ser um forte aliado na luta contra as Dores Crônicas?

Pessoas que sofrem de artrite, fibromialgia, enxaqueca e outras condições de saúde que incluem dores persistentes, podem diminuir seus sintomas de uma maneira significativa, ao adequarem suas dietas juntamente com um profissional de saúde.

Isso, porque existem alimentos que contribuem para a redução de processos inflamatórios no organismo. Processos estes, os quais, muitas vezes, são responsáveis por essas dores.

Vale lembrar que a inflamação é um processo natural do corpo e que ocorre em resposta a uma lesão ou infecção.

Porém, o problema é que, às vezes, a inflamação persiste. Mesmo quando não há nenhuma ameaça.
Com o tempo, essa persistência inflamatória pode danificar células e órgãos saudáveis e causar uma dor constante nos músculos, tecidos e articulações.

A inflamação crônica também pode aumentar o risco de doenças cardíacas, diabetes, certos tipos de câncer e até mal de Alzheimer.

Confira agora, alguns alimentos Benéficos e Prejudiciais para o tratamento das Dores Crônicas:
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Alimentos Benéficos (Anti-inflamatórios)

  • Alimentos ricos em ômega 3 – Azeite, nozes, linhaça e peixes de águas frias, como salmão, atum e sardinha.
  • Vegetais e frutas – Priorizar vegetais de folhas verde escuras, como brócolis, espinafre e couve.
    Frutas também são uma boa pedida, em especial a cereja, laranja, morango e tomate.
  • Alimentos integrais – Substitua o pão, o macarrão e o arroz convencionais, pelas versões integrais destes e diversos outros alimentos.

Alimentos Prejudiciais (Inflamatórios)

Os alimentos inflamatórios podem aumentar a intensidade da dor crônica.
Eles também são considerados prejudiciais para a saúde geral e podem levar ao excesso de peso, outro fator que tende a agravar essas dores. Confira alguns exemplos:

  • Alimentos industrializados
  • Gorduras e frituras
  • Carboidratos refinados (Pão, arroz, macarrão e demais alimentos “brancos”)
  • Alimentos e bebidas com alto teor de açúcar

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Nunca se esqueça de Consultar um profissional Nutricionista, antes de dar início a qualquer Dieta.

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